Receita De Badejo Assado No Vapor Com Molho De Pimentão

Receita De Badejo Assado No Vapor Com Molho De Pimentão

Ingredientes – badejo

  • 1 badejo de 3 kg
  • Sal e pimenta-do-reino branca, moída, a gosto
  • 2 pés de erva-doce (de preferência com os talos e folhas)
  • ½ xícara de chá de azeite de oliva.

Ingredientes – molho de pimentão

  • 6 pimentões vermelhos bem maduros
  • 1 ½ xícara de chá de azeite de oliva
  • 2 cebolas médias picadas
  • 8 tomates sem peles e sem sementes
  • Sal e pimenta-do-reino branca, moída, a gosto.

Modo de fazer badejo

Retire as espinhas do peixe pelo dorso. E preferível pedir ao peixeiro que o faça: Se isso for impossível, faça uma incisão no dorso e, usando uma faca longa e bem afiada, separe a carne das espinhas. Repita a operação do outro lado. Finalmente, com uma tesoura forte, corte as extremidades da espinha, junto à cabeça e ao rabo e retire as espinhas.

Limpe o peixe, passe pela água corrente e seque bem. Em seguida, tempere com sal e pimenta, por dentro e por fora. Deixe descansar.

Separe 6 talos de erva-doce e corte em tirinhas bem finas, em julienne. Cozinhe essa erva-doce por 2 ou 3 minutos após a água abrir fervura. Acomode a erva-doce no interior do peixe. Feche e costure com uma agulha bem grossa.

Disponha o restante da erva-doce na assadeira. Deve formar uma camada bem alta para impedir que o peixe toque no fundo da assadeira. Coloque o peixe nesse berço de erva-doce Pré-aqueça o forno em temperatura muito forte (250°c).

Na hora de levar o peixe ao forno, coloque 2 copos de água no fundo da assadeira. 0 vapor da água vai ajudar a cozinhar o peixe. Espalhe sobre o peixe o azeite de oliva e asse por 35 a 40 minutos.

Verifique o ponto e sirva com o molho de pimentão.

Modo de fazer – molho de pimentão

O molho pode ser preparado enquanto o peixe estiver no forno. Primeiro, retire as peles dos pimentões. Para tanto, espete o pimentão num garfo e leve diretamente à chama do fogão até ficar totalmente preto.

Depois, esfregue com as mãos sob água corrente. Retire também as sementes, pique e reserve.

Esquente numa panela o azeite e frite rapidamente a cebola, até começar a mudar de cor. Junte os tomates, os pimentões e deixe refogando no fogo médio por 10 minutos.

Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e bata bem no liquidificador, até conseguir uma pasta homogênea.

Volte para a panela para esquentar. Salgue e apimente.

Na hora de servir, retire o peixe do forno e disponha num prato grande. O molho deve ser servido ao lado, em uma molheira.

Rendimento: 8 porções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *