Merengue escaldado sobre creme inglês

Ingredientes:
10 claras
2 g de sal
240 g de açúcar de confeiteiro
2 litros de leite
Creme inglês:
1 fava de baunilha
10 gemas
250 g de açúcar refinado


Preparo:
Bata as claras com o sal na batedeira até o ponto de neve firme. Acrescente o açúcar de confeiteiro e misture para obter um merengue compacto e liso. Ferva o leite. Usando uma colher de sorvete, forme pequenos domos de merengue.
Escalde os domos no leite durante 1 a 2 minutos virando-os para que cozinhem por igual. Escorra-os em papel toalha e reserve na geladeira. Filtre o leite usado para escaldar os domos. Aqueça 1 litro deste leite com a fava de baunilha cortada na lateral e raspada. Bata as gemas com o açúcar refinado até formar uma gemada esbranquiçada. Quando o leite começar a ferver, despeje a metade sobre as gemas batidas e mexa bem. Despeje o restante do leite e leve novamente ao fogo. Cozinhe a 85º mexendo sempre e retirando do fogo de vez em quando para evitar que a exposição prolongada ao calor coagule as gemas. Não deixe ferver. Quando atingir o ponto de napé retire do fogo, coe e cubra com filme plástico para não formar película na superfície. Deixe esfriar na
geladeira. Cubra o fundo de uma tigela com o creme inglês. Deposite um domo de merengue sobre o creme. Decore no momento de servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *